Estúdio Rain foi criado em 2015 pela designer de produto Mariana Ramos (n. 1986) e o arquiteto Ricardo Innecco (n.1986). Seu trabalho contempla uma variedade de projetos, tanto auto iniciados quanto colaborativos. Os dois nasceram e estudaram em Brasília, capital do País, tendo vivenciado um contexto urbanístico e arquitetônico modernistas. A abundância dos espaços vazios, a monumentalidade urbana e o caráter escultórico das construções que permeiam sua cidade natal são referências que refletem no vocabulário do Estúdio.

O interesse que compartilham pela investigação dos materiais e processos produtivos, orientou o trabalho desde o início, sendo muitas vezes ponto de partida para as criações ou base para o desenvolvimento de ideias. Isso pode ser notado nas diferentes materialidades de seus projetos e técnicas utilizadas – que muitas vezes conciliam métodos tradicionais e rudimentares a produções digitais. O Estúdio ao longo do tempo construiu uma linguagem própria onde a simplicidade formal e o rigor construtivo criam narrativas visuais que, mesmo quando complexas, possuem uma leveza em sua síntese. Mais que interesses em comum, Mariana e Ricardo possuem habilidades complementares, tanto na forma de projetar como na maneira de conduzir o Estúdio, de modo que o resultado do que fazem é sempre um trabalho colaborativo. Para além das subjetividades, acreditam em uma abordagem diversa do design, seja ela industrial ou artística – o que resulta em uma atuação expansiva, onde a liberdade, a curiosidade e o debate dão o tom da criação.

Recentemente o Estúdio tem ampliado sua prática explorando novos contextos e escalas, atuando cada vez mais em projetos comissionados e com intervenções espaciais como instalações e projetos de cenografia. Além disso, trabalham com escritórios de arquitetura e design de interiores na elaboração de peças feitas sob medida.

O estúdio está localizado em um galpão na Barra Funda, antigo bairro industrial do centro de São Paulo, que vive um movimento de crescente ocupação artística. O espaço possui forte influência em sua forma de trabalhar e, funciona como escritório, ateliê e palco para exposições do seu trabalho.

Aos nossos – atuais e antigos – colaboradores e aos que nos auxiliam com importantes contribuições:

Guilherme Pimenta (designer); Pedro Galdino (comercial); Jean Mazé (arquiteto); Maxime Chardon (designer); Marion Bernardi (designer); Camille Metayer (designer); Valentina Di Sisto (designer); Bruna Von Sperling (arquiteta); Poliana Pieratti (comunicação); João Noberto (gráfico); Maria Thereza Moss (tradução); Giu Ramaglia (fotógrafa); Alex Batista (fotógrafo)

Muito obrigado!

Design gráfico e website:

Studio OCH 

Programação Website:

Webinhood