Eng | Port

estúdio de design que trabalha no desenvolvimento de produtos
e projetos guiados pela curiosidade e experimentação

Rícino F é um desdobramento da pesquisa com o polímero vegetal à base de óleo de mamona. Na série Rícino, a primeira resultante da investigação, grandes blocos de formas bem definidas e aspecto translúcido de coloração âmbar constituem filtros de luz. Já na série F, em sentido contrário à anterior, finas membranas de resina são criadas de forma livre, a fim de buscar uma nova materialidade.

As malhas de resina são produzidas por meio de um derramamento simples, o qual origina uma espécie de tecido, similar a uma pele, possibilitando trabalhar a maleabilidade do material. Além disso, a inclusão de ar no processo de catalização do polímero resulta em um aspecto espumoso - repleto de pequeníssimas bolhas - que atua não apenas como filtro, mas também como difusor de luz.

A série é formada por luminárias de piso, pendente e arandelas cujas estruturas são compostas por hastes de alumínio maciço as quais, justapostas e entremeadas pelas malhas, criam cúpulas que envolvem a iluminação linear das peças.

Em alguns modelos, a membrana de resina ultrapassa o limite posterior da estrutura, evidenciando sua forma irregular e atribuindo a cada peça um desenho singular. Essa característica cria a individualização dos desenhos e apresenta a expressão central do projeto.

Data
2023
Materiais
Filtro em resina vegetal e estrutura em alumínio
Dimensões
Luminária de piso – C30 L30 A175 cm
Pendente – C165 L6 A20 cm
Arandela grande – C13 L4,5 A95 cm
Arandela pequena – C11 L4,5 A45 cm
Acabamentos
Alumínio com verniz fosco
Edição
24 unidades + 2 PA (por modelo)
Fotos
Giu Ramaglia

Faça um pedido conosco